A produção do Espaço Geográfico. (11/02 a 26/03)

Blog de espacodageografia :ESPAÇO DA GEOGRAFIA, A produção do Espaço Geográfico. (11/02 a 26/03)

Olá, meus queridos alunos e alunas. Este espaço está aberto a todos que queiram aprimorar e compartilhar conhecimentos . Esta página estará sempre  atualizada em relação ao curso de GEOGRAFIA ministrado em sala de aula. Aqui poderemos publicar os trabalhos que desenvolvermos para a construção coletiva de um banco de consultas públicas. Sejam bem-vindos.

Nossa aulas começaram no dia 11 de Fevereiro. Como as turmas "A" e "B" estão trabalhando o mesmo conteúdo, as duas turmas devem acessar esta seção para encontrarem os resumos dos debates em sala de aula. 

- O livro que estamos utilizando em sala é: 

GEOGRAFIA, a construção do mundo (geografia geral e do Brasil).

Autores: Demétrio Magnoli e Regina Araujo.

Editora: Moderna.

TÓPICOS ESTUDADOS ATÉ A DATA DE 26/03.

TEMA DO CAPÍTULO : A produção do espaço geográfico.

 

É necessário neste capítulo que os estudantes entendam melhor a linguagem utilizada pela ciência da GEOGRAFIA. É muito importante o entendimento dos conceitos de Paisagem, meio natural, meio técnico, etc.

- As paisagens, as técnicas e as tecnologias.

PAISAGENS NATURAIS: Resultam de uma combinação particular de elementos, como relevo, os solos e as formações vegetais.As paisagens naturais estão em constante mudança, em geral muita lenta e imperceptível.

PAISAGENS HUMANAS: Revelam a intervenção das sociedades sobre a superfície terrestre. Elas são um produto do trabalho do trabalho social, isto é, do esforço coletivo e organizado de gerações que, por meio das técnicas disponíveis, instalam artefatos que servem a finalidades úteis.

TÉCNICAS: São os conhecimentos, os instrumentos e as habilidades empregados intencionalmente a realização de uma finalidade. O cultivo do milho é uma técnica assim como a escrita.

TECNOLOGIAS: São aplicações de conhecimentos científicos à produção de objetos úteis. A siderurgia, as ferrovias, a geração de imagens de televisão, os satélites artificiais são produtos da tecnologia.

OS ESPAÇS GEOGRÁFICOS, além dos objetos naturais e os artefatos humanos, abrange também a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Ele surge da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre.

"PAISAGEM é tudo aquilo que vemos, o que nossa visão alcança é paisagem". (Palavras do geógrafo Milton Santos)

MEIO NATURAL: É o sistema da biosfera.

MEIO TÉCNICO: É formado pelas concentrações industriais, campos agrícolas, cidades e infra-estruturas de circulação estabelecidos ao longo da era industrial.

MEIO TECNOCIENTÍFICO E INFORMACIONAL:  Esboçou-se a partir do novo ciclo de inovações conhecido como revolução científica e informacional. Este meio é caracterizado pelopredomínio das finaças e da transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicações de alta tecnologia.

ESTADO-NAÇÃO: As fronteiras políticas definem a extensão geográfica da soberania do Estado-Nação. No interior do espaço ue elas delimitam, ou seja, no território nacional, o poder do Estado é soberano. É ele quem estabelece diisões internas, realiza os censos, organiza as informações sobre a população e as atividades econômicas e formula estratégias de desenvolvimento e proteção desse território. A nação é uma comunidade política, uma coletividade ampla que se fundamenta num contrato político.

- EXERCÍCIOS PÁGINAS 26, 27 e 28. Os alunos devem ter todos os exercícos feitos até o dia da correção geral.

terça 04 março 2008 16:32 , em PRIMEIRO ANO - SALA DE AULA




1 Fan

Nenhum comentário A produção do Espaço Geográfico. (11/02 a 26/03)



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (50.17.174.94) para se identificar     


Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para espacodageografia

Precisa estar conectado para adicionar espacodageografia para os seus amigos

 
Criar um blog