A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. [Terceiro Ano]

Blog de espacodageografia :ESPAÇO DA GEOGRAFIA, A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.  [Terceiro Ano]

Eu desejo boas vindas aos meus queridos alunos e alunas do terceiro ano do COLÉGIO TÉCNICO OPÇÃO - São José dos Campos. Esta página tem o propósito de auxiliá-los em seus estudos neste ano de 2008. Parte de nossos trabalhos coletivos serão publicados neste espaço, material que será  agredado ao banco de dados que pretendemos construir neste Blog.

Nossa aulas começaram no dia 11 de Fevereiro.

- O livro que estamos utilizando em sala é: 

GEOGRAFIA, série novo ensino médio

Autores: Lúcia Marina e Tércio.

Editora: Ática.

TEMA : A produção do espaço geográfico.

 

É necessário que os estudantes entendam melhor a linguagem utilizada pela ciência da GEOGRAFIA. É muito importante o entendimento dos conceitos de Paisagem, meio natural, meio técnico, etc.

- As paisagens, as técnicas e as tecnologias.

PAISAGENS NATURAIS: Resultam de uma combinação particular de elementos, como relevo, os solos e as formações vegetais.As paisagens naturais estão em constante mudança, em geral muita lenta e imperceptível.

PAISAGENS HUMANAS: Revelam a intervenção das sociedades sobre a superfície terrestre. Elas são um produto do trabalho do trabalho social, isto é, do esforço coletivo e organizado de gerações que, por meio das técnicas disponíveis, instalam artefatos que servem a finalidades úteis.

TÉCNICAS: São os conhecimentos, os instrumentos e as habilidades empregados intencionalmente a realização de uma finalidade. O cultivo do milho é uma técnica assim como a escrita.

TECNOLOGIAS: São aplicações de conhecimentos científicos à produção de objetos úteis. A siderurgia, as ferrovias, a geração de imagens de televisão, os satélites artificiais são produtos da tecnologia.

OS ESPAÇS GEOGRÁFICOS, além dos objetos naturais e os artefatos humanos, abrange também a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Ele surge da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre.

"PAISAGEM é tudo aquilo que vemos, o que nossa visão alcança é paisagem". (Palavras do geógrafo Milton Santos)

MEIO NATURAL: É o sistema da biosfera.

MEIO TÉCNICO: É formado pelas concentrações industriais, campos agrícolas, cidades e infra-estruturas de circulação estabelecidos ao longo da era industrial.

MEIO TECNOCIENTÍFICO E INFORMACIONAL:  Esboçou-se a partir do novo ciclo de inovações conhecido como revolução científica e informacional. Este meio é caracterizado pelopredomínio das finaças e da transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicações de alta tecnologia.

ESTADO-NAÇÃO: As fronteiras políticas definem a extensão geográfica da soberania do Estado-Nação. No interior do espaço ue elas delimitam, ou seja, no território nacional, o poder do Estado é soberano. É ele quem estabelece diisões internas, realiza os censos, organiza as informações sobre a população e as atividades econômicas e formula estratégias de desenvolvimento e proteção desse território. A nação é uma comunidade política, uma coletividade ampla que se fundamenta num contrato político.

quarta 05 março 2008 23:23 , em TERCEIRO ANO - SALA DE AULA



1 Fan

Nenhum comentário A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. [Terceiro Ano]



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (107.20.73.188) para se identificar     



Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para espacodageografia

Precisa estar conectado para adicionar espacodageografia para os seus amigos

 
Criar um blog